quarta-feira, 13 de junho de 2012

Resenha: Estilhaça-me, Tahereh Mafi

Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Skoob - Book Trailer

Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 304
ISBN: 9788563219909
Edição: 1

Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. Ninguém sabe porque o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa com ela, pois o mundo está ocupado demais, para se preocupar com uma menina de 17 anos. Juliette tem que fazer uma escolha: Ser uma arma. Ou, Ser um guerreiro.


Resenha: Ai. Meu. Deus. Tire esse livro da minha frente. Não consigo pensar. Eu viciei no livro, e queria que o segundo volume da trilogia já tivesse sido lançado. Esse livro tira o fôlego mesmo. Porque não é fácil ser uma menina e não tocar ninguém.

Juliette é uma garota que está em um hospício/clínica, seu toque é mortal. Seus pais, nunca foram visitá-la, e deixaram, de prontidão, que ela fosse levada até aquele lugar. No começo da leitura, achei que ela estava em um estado meio catatônico. Mas me enganei, ainda bem.
"Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. " Se eu não sou louca, Juliette também não. 
 Nesta clínica, Juliette conhece Adam, seu parceiro de cela. Parceiro?! Como assim?! Ele tenta tocá-la, mas claro, ela não pode deixar isso acontecer. Em tantas idas e vindas, eles começam, mesmo que distante, a tecer um grande laço.
"Eu o conheço. Tentei a todo custo parar de pensar nele. Tentei a todo custo esquecer seu rosto. Tentei a todo custo tirar da cabeça aqueles olhos azuis azuis azuis, mas eu o conheço eu o conheço eu o conheço já faz três anos desde a última vez que o vi. Nunca poderia esquecer Adam. Mas ele já se esqueceu de mim.” Pág 60
Mas, será que Adam é bom moço disposto a ajudar Juliette a todo custo, ou não?! Quando os dois são levados a uma sede do Restabelecimento, Juliette começa a enxergar as verdades que não gostaria de ver. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de ser encontrada, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. 

Warner, o garoto perfeito - dentes perfeitos, olhos perfeitos, corpo perfeito, fala perfeita - está a comando do exército que trancafiou Juliette. Ele quer Juliette, como instrumento de tortura. 
“— Você o matou — consigo murmurar. — Você simplesmente o matou...
[...] Ele me gira, prende-me contra a porta em que acabei de segurá-lo. Ele pega meu rosto com as mãos em concha, mãos enluvadas, retendo meus olhos na posição. As mesmas mãos que ele acabou de usar para matar um homem. 
Estou imobilizada. 
Paralisada. 
Levemente apavorada. 
Seu polegar pinta minha bochecha. 
— A vida é um lugar frio — sussurra ele. — Às vezes você tem que saber atirar primeiro.” 
    Pág 100
E agora Juliette tem que decidir: Levar uma vida de princesa, ter tudo o que sempre lhe foi negado, ou ter uma vida livre, com riscos, mas sem precisar torturar/matar os outros.


A leitura é de perder o fôlego e você percebe que a história é muito bem construída e detalhada. Os cenários são bem descritos em uma vida, quase, pós-apocalíptica. Muitas leitores acharam o enredo parecido com o X-Men, mas eu não achei. Depende do gosto pela leitura!

E claro, minha nota é 4! Digo 4, porque umas 150 páginas antes do fim, você já sabe qual será o grand finale! Mas em questão, a Editora Novo Conceito está de parabéns pelo lançamento deste livro no Brasil!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua verdadeira expressão (: